Bricadeiras para alfabetizar

Bricadeiras para alfabetizar
“É no brincar, e somente no brincar que o indivíduo, criança ou o adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu”. Winnicott

sábado, 10 de agosto de 2013

BRINCADEIRAS...

brincar com letras trocadas

Escrever com letras trocadas

Brincar com as letras, além de estimular a imaginação e criatividade, ajuda no aprendizado da escola.
Como brincar: pense em uma palavra e escreva-a no papel com as letras embaralhadas. Um coleguinha tentará adivinhar o que está escrito reescrevendo com as letras na ordem correta.
Procure brincar com palavras variadas e também conte com a ajuda do dicionário para trabalhar com as letras corretas!

Teatro de Sombras

Aprenda a fazer um teatro de sombras com as crianças e desenvolva a criatividade e a imaginação do seu filho brincando com as luzes dentro de casa. Com uma lâmpada ou luminária em mãos, incentivando a comunicação verbal e não-vebal das crianças.

Boneca de Pano

Ensine seu filho a criar um boneco de pano. Com barbante, meias velhas, retalhos, tesoura, botões e canetinha abuse da imaginação e criatividade do pequeno, estimulando a concentração e diversão na criação dos seus brinquedos.

Orquestra de Água

Brinque com seu filho de orquestra de água. Com uma colher, cinco a dez copos de diferentes tamanhos, água e uma toalha, invente as músicas e novos sons com a brincadeira de orquestra de água e estimule a criatividade do seu filho.

Piquenique dentro de Casa

Copos e pratos, um lanche, uma toalha de mesa, lanterna, cesta, sacola ou bandeja é o que precisamos para fazer um piquenique dentro de casa com as crianças, isso se não puder ser feito ao ar livre, muito mais divertido.

Zoológico de Arames

Precisamos somente de arame e tesoura para incentivar as crianças. Explore a imaginação e criatividade fazendo um zoológico de arame. Entretanto, não deixe de acompanhar essa brincadeira para que as crianças não se machuquem com o material e aproveite a diversão!

Jogos Educativos

O computador pode ser um aliado de extrema importância na educação de nossos filhos. Na Internet, e mesmo nas lojas especializadas em venda de software ou produtos de informática, você encontra uma enorme variedade de jogos educativos para as crianças que podem ser jogados em grupo, pela Internet, ou isoladamente em casa.
Esses jogos vão desde a apresentação e apreensão de conceitos de matemática, ciências, história e muitas outras matérias que as crianças têm (ou terão) contato na escola; até mesmo a jogos destinados a desenvolver o raciocínio e a socialização das crianças. O uso de personagens dos desenhos animados, que já são familiares às crianças, e a explosão de cores e de movimento que se descortina diante de seus olhinhos; faz dos jogos de computador uma ferramenta que não pode ser desprezada na educação das crianças de hoje.
A Internet também dispõe de jogos educativos como damas, xadrez, jogo da memória, jogos de raciocínio com personagens de desenhos animados, jogos de formação e de caça palavras e uma infinidade de outros jogos que proporcionarão às crianças uma enorme carga de informações e aprendizado dentro de um conceito de pura diversão.

Cuidados

  • Cuidados com a pele sensível das crianças mantenham os chapéus, protetores solares e roupas leves para esconder do sol.
  • Cuidados com os cabelos, sempre retirar o cloro ou a água do mar.
  • Cuidados a alimentação, consumir alimentos próprios para o verão como frutas e comidas leves.proteger do sol
  • Cuidados com a desidratação, muita água e sucos naturais manterão seu filho hidratado, além de refrescá-lo.
  • Cuidados com o sol, procurem levar seu filho para brincar ou nadar em horários propícios ao sol. Início do dia e final da tarde são os horários mais recomendados.
  • Procure espaço de brincar arejado e ventilado para as brincadeiras.

Por que brincar é importante para o desenvolvimento infantil?

Quem vê uma crianças brincando distraída no mundo de fantasia e de magia das brincadeiras, pode imaginar que isso é “coisa sem importância” e apenas uma fase na vida de qualquer ser humano. No entanto, diversos estudos elaborados por profissionais da área pediátrica e neurológica, demonstraram que as brincadeiras e as atividades de crianças executadas quando estão brincando são de suma importância na formação de seu caráter e do adulto que elas se tornarão.
Enquanto as crianças se divertem e vivem imersas nas fantasias que elas mesmas criam em torno de seu mundo, elas aprendem a noções de comportamento social e “testam” comportamentos que aprendem em casa ou observam nas pessoas de suas relações durante sua infância. Esse verdadeiro “laboratório” é o responsável pela formação da personalidade, do caráter e da percepção de mundo que o futuro adulto terá. 

brincadeira de crianças 
 
Crianças incentivadas a brincar e a expressarem livremente seus medos, anseios e imaginação, normalmente, tornam-se adultos seguros e aptos a enfrentarem os desafios da vida de forma coerente e vitoriosa. Com as brincadeiras, as crianças acabam aprendendo a raciocinar sobre temas complexos e sobre seu próprio comportamento diante de situações variadas espontaneamente.
Muito mais do que pura diversão e momentos de alegria e satisfação, as brincadeiras de criança, proporcionam tranquilidade e exercem uma tremenda influência na forma como as crianças percebem e agem no mundo. Os experimentos sociais desenvolvidos nas brincadeiras possibilitam as crianças uma enorme liberdade de experimentação sem que sejam expostas aos rigores das avaliações e pressões sociais a que nós adultos estamos sujeitos.
Brincar é um ato natural e totalmente instintivo pelo qual o cérebro nos leva a desenvolver e melhorar nossa forma de interagir com o mundo e com os outros seres humanos. Sem interesses e nem segundas intenções, as crianças brincam por puro prazer e sem premeditação. Exercem a espontaneidade e estimulam os talentos e aptidões livremente, sem serem tolhidas pelos preconceitos sociais ou por qualquer outra forma de censura que não seja a sua própria.




crianças brincando
 
Privando as crianças de brincadeiras, estamos privando um ser humano de sua própria individualidade e da oportunidade de se tornar alguém completo e em pleno gozo de suas potencialidades. O que, com toda certeza, acabará criando um adulto infeliz, insatisfeito e, possivelmente, revoltado com um mundo que o amedronta e ao qual não entende.
Desenvolver a criatividade, compreender conceitos éticos e culturais, aprender conceitos como os de liderança e trabalho em equipe, compreensão das normas sociais e do comportamento social são algumas das funções primordiais que estão escondidas por trás das “simples brincadeiras” que, muitas vezes, pensamos ver as crianças realizarem. O que as mães e demais pessoas envolvidas na educação infantil devem entender é que as brincadeiras devem ser incentivadas e asseguradas para todas as crianças. Sem elas, será impossível contar com adultos mais tranquilos e bem preparados no futuro.

E a bagunça?

Se você é daquelas mães que ficam desesperadas quando suas crianças estão brincando e fazendo a maior bagunça no quarto e desejaria que elas ficassem quietas e se comportassem como adultos; saiba que essa sua ideia de crianças comportadas pode não condizer com a verdade de crianças saudáveis.
A bagunça, a algazarra, a verdadeira confusão que as crianças fazem no dia a dia de seus lares é algo normal e que deve ser incentivado. Inclusive contando com a sua convivência e participação. É lógico que ninguém está dizendo para você permitir que seus filhos incendeiem a casa ou destruam tudo o que você conseguiu comprar com tanto sacrifício. Mas a mãe consciente e informada sabe que dosar os limites com a correta medida da permissão é a chave para crianças educadas, criativas e felizes com suas próprias vidas. Além disso, essa é a receita para adultos seguros, responsáveis e capazes de fazerem frente às duríssimas exigências que a vida apresentará a eles no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário